05/10/10

Arroz de polvo


Há para aí alguém que diz ter «O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo». Eu, modéstia à parte, digo que o meu arroz de polvo é um dos 10 melhores do Mundo... mas ainda estou para saborear os outros 9.
Vamos lá então ver como amanhar este polvinho.
Ingredientes:
1 Polvo com 1,2 a 1,5 kg (1/2 hora de cozedura na panela de pressão. com uma cebola, pouquíssima água, 1 rolha de cortiça e devidamente assustado [mergulhado 3 vezes na água já a ferver])
1 pimento vermelho
1 embalagem de miolo de camarão
1 embalagem de miolo de mexilhão
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite www.gallo.pt/
pitada de pimentão doce (o melhor que se pode comprar é nas lojas de produtos naturais)
sal qb, o único que uso é o de Tavira ruisimeao.com/
pimenta preta moída na altura
1 copo e meio de arroz agulha http://www.arrozcigala.com (uso como medida um copo de imperial dos de 20 cl)
meio copo de vinho branco (de preferência de boa cepa)
8 rodelas de chouriço de carne de Ponte de Lima www.pingodoce.pt
4 colheres de sopa de polpa de tomate CIRIO www.cirio.it
1 folha de louro
salsa picada

Depois de cozido o polvo, pico a cebola, o alho e a polpa de tomate na 1-2-3. Deito o azeite num tacho (de preferência de barro, mas também pode ser de ferro, desde que antiaderente), junto o picadinho de cebola, alho, pimento e tomate e deixo refogar 10 minutos. Entretanto, corto o polvo em pedaços pequenos. Depois entra em campo o chouriço e o louro. Segue-se o arroz, que vai logo aviado com o vinho branco. Quando o arroz tiver bebido o vinho, para não ficar com sede, atiro-lhe com a água da cozedura do polvo (se eu fosse um chef, a esta altura já teria dito: reserva-se a água da cozedura do polvo). Como isto tudo se prepara em lume brando, na altura em que o arroz começar a dar sinais de estar pronto, é a vez de juntar camarões e mexilhão. Cinco minutos depois, mergulha no tacho o polvo e os temperos de sal, pimenta, pimentão e salsa. Mexo tudo muito bem, sempre com colher de pau (detesto usar utensílios de metal!) e dou mais cinco minutos, juntando mais água se for preciso para que o arroz fique «malandrinho» mas nunca do estilo «O Povo Unido Jamais Será Vencido». Está pronto!!! As crianças acompanham com água, Coca-Cola ou Ice-Tea. Para os adultos, recomendo um Branco Clássico paulolaureano.com

1 comentário: