10/11/10

As minhas batatas no forno

Os tempos são de crise, eu sei, mas a verdade é que o jantar não se limitou a batatas!
No entanto, a novidade, residiu precisamente nas batatas que resolvi inventar para acompanharem a mão de borrego assada no forno que hoje comemos cá em casa.
Ao contrário do que é habitual, não tirei fotografias (o que foi pena, porque até ficaram com bom aspecto, mas tive medo que o petisco não resultasse e achei por bem não captar as imagens de um evento que poderia ter um final infeliz) e por isso limito-me a contar como as coisas se passaram.
Temperada com vinho branco, 2 dentes de alho picados, sal, colorau picante (o que dispensa a pimenta), duas folhas de louro, um fio de azeite e banha de porco-preto, a mão de borrego foi fazer sauna para o forno (previamente aquecido a 200ºC).
Não sei se é mania cá de casa, mas achamos a mão de borrego mais saborosa e mais tenra do que a pata (hoje tinham sobrado umas costeletas de porco do almoço, que também juntei ao borrego; noutras circunstâncias, e para evitar que alguém passe fome, peço sempre no talho 4 costeletas de borrego para juntar à mão do dito cujo animal).
Colocava-se então o problema do acompanhamento. Assim, comprei no Vasco 1 kg de batatas roxas das mais pequenas que, depois de bem lavadas e esfregadas, cortei em quartos (não as descasquei). Arranjei uma cebola, que cortei em rodelas finas e que depois voltei a cortar em quartos. Numa assadeira de pirex deitei um bom fio de azeite e depois fiz uma cama com uma parte da cebola, por cima da qual deitei as batatas. Tapei-as então com 2 dentes de alho bem picadinhos, um punhado de salsa picada, sal, colorau picante, tirinhas finas de pimento vermelho, o resto da cebola e mais um fio de azeite.
Foi um pouco complicado gerir a logística no forno, mas com a assadeira das batatas em equilíbrio sobre a assadeira de barro com a mão de borrego, tudo se acondicionou e lá foi suando no forno durante cerca de 1 hora. À meia hora, tirei tudo do forno e houve mudança de campo, ou melhor, virei a mão de borrego e revirei as batatas. Volta e meia usei a função grelhador ventilado para ajudar a tostar a mão de borrego, o que também teve bons efeitos nas batatinhas.
A mão de borrego já é visita conhecida e foi bem recebida, como sempre. Quanto, às batatas, posso garantir (porque as duas bocas júniores que tenho cá em casa são umas pestinhas para testarem novidades) que o sucesso foi absoluto, pois não sobrou nenhuma para testemunhar a experiência!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário