20/12/10

Borrego

Se há coisa de que gosto é não ter ideias para confeccionar uma refeição e deparar com uma agradável surpresa na praça, no talho ou no supermercado. Este borrego foi precisamente fruto de uma situação destas. Entrei no Pingo Doce à procura de qualquer coisa para dar de jantar cá ao pessoal da casa e deparei com uma caixa com vários pedaços de borrego (a um preço bastante aceitável) a rir-se para mim.
Foi pegar, procurar um frasco de feijoca, pagar e confeccionar.
Como havia pouco tempo, mal cheguei a casa liguei o forno a 250°C. Lavei alguns pedaços de borrego, que, depois de fazer uma cama com rodelas de cebola, deitei numa assadeira. Dei-lhes de beber um branco seco, temperei-os com sal, pimenta-preta moída na altura, 2 folhas de louro, 2 dentes de alho bem picadinhos, uma pitada de cominhos e outra de gengibre. Depois foi a vez do pimentão, de umas boas gotas de limão, de um generoso fio de azeite e de duas colheres de sopa de banha de proco preto. O forno já estava bem quente e foi só colocar a assadeira. Passados 10 minutos, mudei para a função grill a fim de dar um bom bronzeado ao borreguito. À meia hora, tirei do forno, virei os pedaços de borrego, reguei-os com o molho e voltei a guardar no forno por mais meia-hora.
Entretanto, deitei num tacho de barro um bom fio de azeite, uns pedacinhos de barriga fumada, uma boa mão-cheia de gindungo e salsa muito picadinha. Levei ao lume e quando começou a borbulhar, deitei a feijoca, mais uma pitada de flor-de-sal.
Em resumo, ao fim de uma hora, foi assim para a mesa (as crianças, preferiram batata frita :(((( ) e escolhi para acompanhamento um Tinto da Herdade das Servas. Irresistível!!!

1 comentário:

  1. Gratos pela preferência!!!Muito obrigado em nome de toda a equipa da Herdade das Servas!

    ResponderEliminar