07/12/10

Favas

Lá volto à carga com as favas, mas hoje foi mesmo uma experiência bem sucedida. Resolvi arranjar novas companhias para as minhas favinhas e assim peguei nos três produtos que tinha à mão: um chouriço de Ponte de Lima, uma barriga de porco fumada e três fatias de pastrami. O preparado dá para duas pessoas.
Depois de picar, bem picadinhos, uma cebola e dois dentes de alho, deitei um generoso fio de azeite num tacho de barro e deixei a cebola e o alho refogarem. A seguir juntei as rodelas de chouriço. Depois foi a vez das favas (eram da Iglo e já estavam praticamente descongeladas - 800 g) entrarem para o tacho, acompanhadas por uma boa pitada de sal e mistura de cinco pimentas moída na altura. Seguiram-se coentros bem picadinhos e um copo de vinho branco seco. Quando o caldo já estava quase a desaparecer, juntei a barriga fumada cortada em cubos grossos, deixei que derramasse um pouco de gordura para reforçar o caldo e depois ainda tive que acrescentar um pouco de água (a ferver). Na altura em que as favas já se deixavam comer, ou seja, quando ficaram macias, juntei o pastrami cortado em tiras largas, tapei e deixei suar ainda mais 2 ou 3 minutos.
As favinhas foram para a mesa acompanhadas por um um tinto Monte das Servas «Escolha» de 2008. DIVINO!!!

1 comentário:

  1. Favas com pastrami e choriço... três coisas que quase não se conseguem arranjar por estas bandas, com muita pena porque gostava de experimentar a fazer!

    ResponderEliminar