07/01/11

Iscas

Mais uma prova de que estou mesmo a deixar que os anos passem por mim. Prato que detestava em puto, tornou-se de há alguns anos a esta parte um petisco que preparo com certa regularidade para mim, pois cá em casa mais ninguém gosta. Atenção, no entanto, a um pormenor: só gosto de fígado de vitela!!! Não me ponham iscas de porco à frente porque continuo a não gostar dessa parte dos interiores mais internos do coitado do suíno.
Acho que não há segredo nenhum na preparação e que talvez tudo se resuma à importância da vinha-d'alhos.
Eu faço as minhas assim: deixo-as umas boas horas em vinho branco, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, uma pitada de cominhos, sal e pimenta. Depois deito uma boa porção de manteiga numa frigideira e deixo derreter. A seguir junto a marinada e espero que comece a ferver. Reduzo então o lume e coloco as iscas (gosto delas cortadas muito finas). Quando estão no ponto (não gosto muito passadas porque ficam secas de mais) é só servir acompanhadas com batata cozida – cortada de preferência em rodelas grossas – e regadas com o molho das iscas. Imprescindível também, é um  pedaço de pão de boa qualidade para molhar na molhaca!

Sem comentários:

Enviar um comentário