10/01/11

Risotto alla rucola e ai gamberetti

Antes de mais, sempre que se confecciona este prato cá em casa paira no ar um romantismo muito especial porque evoca um jantar em Veneza, partilhado com três das pessoas de quem mais gosto (só faltava uma), frente a La Giudecca na última noite em que estivemos nessa cidade inesquecível.
Deixemos então passar as gôndolas e calarem-se os violinos e passemos àquilo que realmente interessa.
Primeiro que tudo, uma boa dose de paciência, pois sem ela o risotto nunca pode sair bem. Segundo um bom vinho branco, indispensável para banhar o risotto e para depois o saborear. Hoje a escolha recaiu num Paulo Laureano Clássico de 2009.
Feitas as apresentações, segue-se a preparação (que cá em casa exige sempre a participação da minha mulher, porque não tenho a tal dose de paciência para estar sempre a vigiar/mexer o risotto e a ver quando se encontra à beira da desidratação...) 
Começamos por picar uma cebola bem picadinha, deitamos um generoso fio de azeite num tacho antiaderente (também podemos optar por manteiga, mas o azeite empresta aquele gostinho especial). Deixamos a cebola e o azeite volupiarem até que ela o faça chorar e ele a faça perder a cor. Depois de bem suados, juntamos o risotto (1 copo de 20 cl cheio a 2/3), mas o «ménage à trois» dura apenas 2 ou 3 minutos, pois a seguir passa-se a uma verdadeira orgia com o acrescento de um copo (20 cl) de vinho branco. Entra então em acção a minha mulher para vigiar/mexer o risotto e ir juntando água (bem quente e enquanto não tenho tempo/paciência para confeccionar um caldo de marisco, que é o ideal). Quando o risotto está quase no ponto, juntamos os camarões (350 g para duas pessoas), os temperos de flor-de-sal, noz-moscada (apenas uma pitadinha), salsa bem picadinha e pimenta-preta moída na altura.  Também não podem faltar 2 colheres de sopa de natas e 4 colheres de sopa de Parmesão. Deixa-se apurar mais 2 ou 3 minutos e está pronto.
Entretanto, faz-se uma cama de rúcola em cada um dos pratos para depois deitar sobre ela o risotto e acaba-se de empratar com 3 ou 4 tomates-cereja cortados ao meio.
Foi assim que chegou à mesa:

1 comentário:

  1. Hum...
    Passei aqui lendo o que tem pra ler. E observando o que tem para observar. E Exaltando o que tem de ser Exaltado. Estou lhe desejando um Tempo de Harmonia e de muita Inspiração. Entendo ter um blogue Agradavel, muito bom e Interessante. Eu, também tenho um. Muito Simplório por sinal. E estou lhe Convidando a Visitá-lo e, mais. Se possivel Seguirmos juntos por eles. Estarei Muito Grato esperando por Você lá.
    Abraços de verdade e, fique com DEUS

    ResponderEliminar