12/01/11

Salmão sobre cama de folhado

Hoje foi daqueles dias em que não me apeteceu de todo ver um pedaço de carne, por mais tenro e suculento que fosse, no prato. Por isso, impôs-se uma ida de urgência ao supermercado.
Quatro bons lombos de salmão e um pacote de massa folhada resolveram o problema.
Chegado a casa, liguei de imediato o forno a 220°C. Estendi a massa folhada com o rolo da massa bem polvilhado de farinha. Untei ligeiramente uma frigideira com um fio de óleo Becel e coloquei-a em fogo menos que brando. Temperei os lombos de salmão com sal de Tavira, pimenta-preta moída na altura e umas boas gotas de sumo de limão. Os salmões saltaram para a frigideira e a massa folhada foi fazer musculação para o forno.
Entretanto, preparou-se (digo «preparou-se» porque não fui eu que preparei...) uma alface para fazer a salada de acompanhamento. Enquanto isso, tratei da sobremesa: uma salada de frutas de abacaxi, mirtilos e framboesas regados com um pouco de Vodka, açúçar Demerara, sumo de laranja e baunilha. ATENÇÃO: esqueçam a parte da baunilha porque não casa nada bem, embora a minha filha Inês tenha gostado.
À medida que a massa folhada ia ganhando corpo, espertei o lume para apressar o salmão. Estas operações levaram de 15 a 20 minutos. Tirei a massa folhada para uma travessa e coloquei por cima os lombos de salmão. Para terminar, decorei com metades de tomate-cereja e pequenas fatias de massa folhada que serviram de base a uma cama de maionese e ovas de salmão.
Resultado: bastante satisfatório, tendo em conta que ninguém deixou uma migalha no prato :) A única coisa que não me agradou mesmo foi a entrada em cena da tal baunilha, mas Herrar é Umano!

Sem comentários:

Enviar um comentário