06/02/11

Vol-au-vent de salmão

Ando farto de carne e há alguns dias que só pensava em salmão. Mas tinha que ser de uma maneira diferente, e foi isto que me saiu, com a aprovação das minhas provadoras cá da pensão.
Massa folhada (antigamente havia uma marca, não me recordo do nome, que fazia umas embalagens com um bloco de massa folhada que mais parecia um tijolo, mas que servia na perfeição para fazer uma caixa para este estilo de preparo). Perante duas placas sem jeito de massa folhada, a minha sócia deu o seu melhor e conseguiu com o rolo da massa – acho que tinha mais vontade de me dar com ele do que o usar para estender a massa :)))) – fazer a tal base que eu pretendia.
Então, fiz assim:
Cozi 2 alhos franceses cortados em rodelas finas durante 10 minutos em água com uma pitada de sal e uma noz de manteiga.
Numa frigideira, deitei um fio de óleo Becel e dourei 3 lombos de salmão e 4 cogumelos Brauner. Temperados com flor de sal e pimenta-preta moída na altura.
Usei uma embalagem de 1/2 litro de molho Béchamel Light da Parmalat, à qual juntei 2 ovos inteiros (sem casca, como é evidente!)
A massa folhada foi devidamente golpeada para formar uma caixa com tampa e metida no forno a 200°C. Entretanto, desfiz os lombos de salmão a golpes de faca e garfo. Quando a massa folhada adquiriu a forma de caixa pretendida, tirei-a do forno, retirei a «tampa» e fiz uma cama com o alho-francês e os cogumelos. Por cima, deitei o salmão e cobri tudo com o molho béchamel. Para terminar, tapei com a tampa (que raio de pleonasmo!!!). Voltou a ir tudo para o forno mais cerca de 10 minutos... et voilá!
Para primeira experiência, não saiu nada mal. A foto teve que ser assim, porque não me deram tempo para empratar porque já estava tudo a desfalecer com fome.

Sem comentários:

Enviar um comentário