02/10/11

Empanada gallega

Embora a maior parte das receitas proponha o atum como principal ingrediente, eu prefiro a carne. Mais fácil do que isto deve ser difícil (só mesmo bife grelhado!). Para 4 pessoas, o rol de ingredientes é este:

1 Cebola bem picada, 
2 dentes de alho bem picados, 
pimenta-preta moída na altura, 
500 g de carne de vaca picada
Azeite
1 ovo cozido
sal q/b
6 colheres (sopa) de polpa de tomate
salsa picada


Estes foram os ingredientes que utilizei porque tenho cá em casa duas «pestes» que torcem o nariz a outros condimentos. Se, por acaso, tiverem a sorte de ter santas-bocas lá em casa, podem ainda juntar um pouco de pimento-vermelho e azeitonas sem caroço (pretas e verdes) cortadas em rodelas finas.

Quanto à massa, das duas três: só no El Corte Inglés consigo encontrar massa para empanada gallega, mas podem procurar no Youtube receitas para a confeccionar (eu não me atrevo a tanto, nem tenho paciência). Podem optar por massa FILO. Foi o que fiz neste caso.Devo dizer que prefiro a primeira opção, embora a segunda empreste uma textura crocante bastante interessante. Mas atenção, caso optem pela massa FILO, têm que ser rápidos pois se fica ao ar mais de 20 minutos começa a endurecer e torna-se quebradiçada.
Depois é só passar o preparado da frigideira para a travessa, já previamente com a base de massa, espalhar uniformemente, colocar nova camada de massa, selar os bordos com gema de ovo, pincelar a cobertura com mais gema de ovo para ficar tudo com um bom acabamento e levar ao forno (180°C) por 15 a 20 minutos.
Foi assim que começou
Peço desculpa, mas a foto do resultado final mais parece digna de um manual de camuflagem. No entanto, garanto-vos que não usei carne de camaleão. Foi apenas uma coincidência de toalha amarela com uma massa que ficou bem lourinha
PS: para evitar que, à minha revelia, a massa FILO se amancebasse com a travessa, usei uma folha de papel vegetal a fim de evitar misturas indesejáveis de fluidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário