06/03/12

Bisque de lagosta

Seja por falta de tempo ou de inspiração, ou simplesmente porque nada de novo há a acrescentar a este blog, por vezes passam-se semanas em que nem sequer o visito.
Hoje resolvi postar um conjunto de imagens de um bisque de lagosta que fiz a semana passada e que não me saiu nada mal. 

Quanto à lista de ingredientes:
1/2 lagosta
1 embalagem de cubos de tamboril da Pescanova
4 vieiras grandes cortadas em lâminas
Um bom fio de azeite
1 cebola (usei doce porque ando viciado neste tipo de cebola) bem picadinha
2 talos de aipo (finos e bem picados)
1 cenoura
2 colheres (de sopa) de polpa de tomate
1 dente de alho bem picado
1 copo de vinho branco (quanto melhor for a qualidade, melhor é resultado)
Água q/b
Sal e pimenta-preta moída na altura

Da próxima vez com certeza que ainda vai ficar melhor porque, entretanto, fiz um caldo de marisco e peixe (que já está no congelador) que esteve quase 2 horas em lume mais do que brando. Usei água de cozer camarões, cabeças e cascas dos ditos camarões mais peles, espinhas e «desaproveitamentos» de salmão; juntei uma folha de louro e pimenta-preta. Depois usei a chamada varinha-mágica, coei e o resultado ficou com tal aroma que apetecia comer logo ali; mas resisti e estou à espera da melhor oportunidade para recorrer ao caldinho.

Com isto perdi o fio à meada, ou seja, desviei-me do bisque. Num tacho deitei o azeite, a cebola, o aipo, a cenoura, a polpa de tomate, o alho, o vinho branco e igual quantidade de água. Deixei cozinhar durante vinte minutos. Usei a varinha mágica e juntei mais um pouco de água. Com o preparado relativamente espesso, juntei os pedaços de lagosta e os cubos de tamboril. Deixei reduzir um pouco e aproveitei para temperar com sal e pimenta. Seguiram-se as lâminas de vieira que deixei cozinhar por mais 5 minutos, findos os quais era chegada a hora de ir para a mesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário