05/08/12

Cheesecake

Quem não tem cão, caça com gato. Ou seja, se temos à mão tudo aquilo de que necessitamos para fazer um verdadeiro cheesecake (sem ser daqueles de pacote quase instantâneos) e nos faltam os frutos do bosque, não é por isso que devemos desistir.
Eu, pelo menos, não desisti e, a conselho da sócia, optei por um coulis de maçã. Não sei o que dá mais trabalho, se a massa areada da base, feita com a velhinha e sempre útil Bolacha Maria, se o coulis que exige uns bons 45 minutos ao fogão.
Mas valeu a pena e o pessoal cá da pensão aprovou.
O que eu usei (agora isto vai mesmo parecer de entendido nas artes da culinária/pastelaria):
Para a base
Pacote e meio de bolacha Maria devidamente torturada na picadora
• 250 g de manteiga
Para o recheio
2 pacotes de natas (200 ml x 2)
1 Embalagem de queijo Philadelphia
4 folhas de gelatina
4 colheres de sopa de açúcar
Para a cobertura
2 maçãs grandes (aconselho a usarem 3, para não ficarem zonas em branco)
2 colheres sopa de açúcar
2 colheres de sopa de mel
sumo de meio limão
pitada de canela
Água (até cobrir as maçãs depois de descascadas e cortadas em pedaços pequenos)
MUITA PACIÊNCIA

Há que cozer as maçãs quase até ficarem em puré, depois retiram-se do lume e esmagam-se, misturam-se com o açúcar, o mel, a pitada de canela e o sumo de limão. Voltam a lume brando e mexe-se até obter um coulis com a textura do nosso agrado (pode ser necessário acrescentar um pouco de água).

No entrementes, a base e o recheio já estão acamaradados, de maneira que é só cobri-los com o coulis (depois de o deixar arrefecer devidamente) e levar ao frigorífico pelo menos durante 2 horas.

Ficou assim, mas garanto que para a próxima vai ficar com melhor aspecto. Além disso, a fotografia não presta a devida homenagem porque a objectiva da Nikon resolveu não colaborar.

Sem comentários:

Enviar um comentário