27/08/12

Sopa Udon

Aqui há tempos vi no Masterchef Australia um dos concorrentes (o Alvin) preparar um frango cozido em vinho shaoxing e posso garantir-vos que a minha televisão conseguiu transmitir-me o aroma daquela cozedura: INEBRIANTE!
Eu tinha que experimentar! E ainda bem que experimentei e aconselho a quem se dá ao trabalho de ler este blog que experimente.
Quem teve parcialmente a culpa da sopa Udon foi a minha filha Joana, muito dada a tudo quanto é coisa do País do Sol-Nascente (paradoxalmente, ainda não come sushi nem sashimi, mas não há-de tardar...) e que numa destas últimas semanas ficou radiante por ver Udon à venda num daqueles supermercados chineses da Rua da Palma.
Eram 19:20 de domingo quando, enquanto passeava a Daisy (a nova hóspede canina cá da pensão), resolvi que o jantar iria ser uma sopa Udon. Daisy para casa que se faz tarde, toca a correr ao El Corte Inglés, onde consegui arranjar peitos de frango, alho-francês, cebola-tenra e cogumelos shiitaké, mas nada de Shaoxing, o ingrediente principal...
20:20, toca de correr até ao Martim Moniz... os mercados chineses todos fechados mas, na Rua da Palma, o mais pequeno ainda estava aberto! Cool! Perguntei no meu melhor mandarim: Shaoxing? Sempre atenciosa, a funcionária retorquiu: É pala a cozinha? – Sim – respondi. Leve este que é iguale. Eu não sei se é iguale se é difelente, só posso galantile que o aloma é divinal e dá pelo nome de HAU TIAO RICE WINE.
Por não ser muito dado a sopas, resolvi fazer uma combinação entre o frango do Alvin e a sopa Udon. Leva o seu tempo, mas justifica plenamente.
Cortei o peito de frango em fatias tipo sushi, coloquei num tacho, cobri com o vinho de arroz, tapei e levei ao lume (deve cozinhar pelo menos durante meia hora), ao fim de uns 10 minutos, a tampa do tacho começou a entrar em levitação... destapei et voilá, estava a flambejar, labaredas daquelas que só vejo na TV e que nunca tinha conseguido fazer! Deixei arder, acrescentei mais HAU TIAO RICE WINE e voltei a tapar o tacho.
Entretanto, demolhei os cogumelos Shiitaké num pouco de água morna, cobri com papel de cozinha e por cima da taça coloquei um pires para ficarem bem espalmados. 
Pus 1,5 l de água ao lume até ferver, o que me deu tempo para tratar dos legumes (alho-francês e cebola tenra), que cortei em rodelas finas. Com a água a ferver, juntei o alho e a cebola. Entretanto, o frango continuava a embebedar-se no vinho de arroz. 
Juntei à água e aos legumes uma base de sopa tailandesa (mas também pode ser de Miso), mexi. Ao fim de 20 minutos, os cogumelos já estavam hidratados. Retirei-os da água e espremi-os para a seguir os juntar ao caldo de legumes. Apurei temperos de sal e pimenta-preta. Ao fim de meia-hora, o frango já estava tão macio quanto ébrio, pelo que foi a altura ideal de o juntar ao caldo, incluindo o que restava da redução de HAU TIAO RICE WINE. 
Faltava apenas juntar duas porções de Udon, que se refastelaram no preparado durante 3 minutos, no final dos quais chegara a altura de nos reunirmos à mesa. Não sobrou NADA, porque até a Daisy teve direito a sopinha de Udon e lambeu a taça de tal maneira que nem sequer precisava de ir à máquina de lavar loiça.
Expelimentem, que não se alependem!

Sem comentários:

Enviar um comentário