18/10/12

Ferramentas

Qualquer pessoa pode ter uma Nikon ou uma Canon XPTO último modelo, GTi, 16 válvulas que não é por isso que passa a ser um grande fotógrafo. 
Tal como qualquer um pode adquirir as melhores telas, os melhores pincéis e as melhores tintas, que nem por isso se torna um Rembrandt ou um Picasso.
Do mesmo modo, não é por termos um conjunto de facas Kramer ou Shun que passamos a ser sushiman (ou sushiwoman).
No entanto, como é quase um ditado popular entre os mecânicos de automóveis, sobretudo os da velha guarda, que ter as ferramentas adequadas é uma grande ajuda para qualquer trabalho.
Foi talvez inconscientemente a pensar nisto que, um destes dias, ao passear pela secção de tachos e panelas do El Corte Inglés à procura de um morteiro e de um esmagador de batatas, não resisti a esta maravilha: uma frigideira De Buyer. Percam 5 minutos a ver o vídeo, que vale a pena.
Não me parece ser sugestão, embora ainda só a tenha usado por duas vezes, mas a verdade é que a frigideira deixa a carne com um sabor muito especial. 
Segundo rezam as instruções, quanto mais feia e escura ficar, mais eficaz e anti-aderente se vai tornando.
A fotografia foi tirada antes de lavada, preparada e usada. Sim! Que quem anda pela cozinha não se pode limitar a confeccionar uns bons petiscos... também tem que lavar a loiça, lidar com detergentes, esfregões e palha-d'aço, já para não falar da agradável tarefa que é limpar o fogão, as grelhas, os queimadores e a placa.

      

1 comentário:

  1. PS: As frigideiras de Buyer vêm protegidas com um banho de cera de abelha que é preciso retirar antes da primeira utilização.

    ResponderEliminar