20/02/12

Coxas de pato com molho de natas e cogumelos

Antes de mais um aviso: cá em casa, pato é sinónimo de Arroz de Pato, confeccionado com aquele pato especial que vem lá das bandas da Lourinhã e que é mais do que 100% biológico. No entanto, decidi quebrar as regras da casa (ainda por cima não sou eu que confecciono o melhor arroz de pato do Mundo e arredores) e adquiri duas embalagens de coxas de pato naquele supermercado que mudou a sede para a Holanda a fim de proteger os interesses dos accionistas... Aliás, a título de curiosidade, esta ideia nada teve de original, pois já os Rolling Stones fizeram a mesma coisa nos idos de 70!
Bom, mas voltemos às coxas dos patos (tinham que ser dois porque, ao que sei, os patos continuam a ter apenas duas patas): esta aventura foi mais daquelas que vai contra os meus princípios porque levou mais (muito mais) de meia hora a preparar.
Tacho anti-aderente com bom fio de azeite e vamos de dourar as coxas... mas é dourar mesmo até ficarem quase tostadinhas!
Segue-se um daqueles termos culinários que cai sempre bem: retiram-se as coxas de pato e RESERVAM-SE (reservadas já elas estavam para mim e para as minhas filhinhas!). Ao azeite, que entretanto ficou impregnado com a gordura das coxas dos patos, adicionei um bom pedaço de manteiga e deixei derreter. Piquei uma cebola-doce, cortei bacon em tirinhas finas e mais uns quantos cogumelos e deitei tudo no tacho, que tapei para deixar suar bem. A seguir juntei 4 colheres de sopa de polpa de tomate e deixei reduzir (outra expressão culinária que soa sempre tão bem). Chegou então a vez de recuperar as coxas que estavam de reserva e voltar a colocá-las no tacho. Juntei um copo de vinho branco seco, temperei de sal e duas generosas colheradas de mostarda de Dijon. Depois foi esperar cerca de 40 intermináveis minutos ao longo dos quais fui picando as coxas com um garfo para me certificar da macieza que iam atingindo e juntar um pouco de água para não deixar que se agarrassem ao tacho. Quando achei que estavam no ponto, juntei salsa picada e uma embalagem de natas espessas. Deixei espessar e, passados 10 minutos chamei o pessoal para a mesa.
Tenham bom proveito!




Bacalhau no forno com camarão

Este bacalhau no forno já não é novidade. No entanto, além de ter ficado no ponto, serviu também para postar uma fotografia daquelas que abrem o apetite antes ainda de o preparado estar preparado...