31/01/14

Cheesecake e massa frita com carne de vaca e cogumelos

Apenas para deixar alguns apontamentos daquilo que tem ido à mesa nos útlimos dias cá na Pensão Estrelinha.
1. Um cheesecake com cobertura de compota de frutos silvestres e framboesas. Não passo a receita porque basta comprarem uma (é melhor 2) embalagens de queijo Philadelphia e encontram-na no interior. Resulta sempre!
Atenção: eu prefiro fazer a massa de base com bolacha tostada, utilizo praticamente 100 g e precisa de cerca de 50 g de manteiga, mas é manteiga mesmo, não inventem com margarinas e afins.
Apenas um conselho: não optem por cobertura de chocolate porque fica uma «bomba» e bastante enjoativo, e para enjoativo já bastam os tempos que correm.


2. Uma massa chinesa (noodles) frita com carne de vaca, diferentes variedades de cogumelos, couve pak-choi (ou bok-choi – ainda não descobri qual o nome mais correcto), omelete, rebentos de soja, amêndoas, alho, gengibre e molho de ostra.
Enquanto se salteiam os ingredientes no wok, coze-se a massa por 3 minutos e passa-se por água fria. Deita-se a massa numa frigeira com um pouco de óleo e deixa-se fritar de um lado, cerca de 3 minutos com o lume bem quente, mas é melhor controlar o grau de fritura; cá em casa gostamos dela bem estaladiça. Usei uma espátula larga para virar a massa e deixei fritar mais 3 ou 4 minutos. A massa vai para uma travessa e leva a carne e os legumes por cima.
Atenção aos temperos, sobretudo não convém abusar de sal porque tanto o óleo de soja como o molho de ostra já são salgados qb.


Sem comentários:

Enviar um comentário