04/02/14

Bobó de camarão

Aqui há uns tempos o pessoal da natação resolveu ir jantar a um restaurante brasileiro para as bandas da Expo (fica mesmo em frente ao Casino de Lisboa). Entre os vários pratos que vieram para a mesa destacou-se o Bobó de Camarão.
Hoje deitei mãos à obra e tentei recriar o dito cujo. O resultado não desiludiu, antes pelo contrário.
Fiz para dois, repetimos e ainda sobrou um bocadinho para amanhã.
Lista de ingredientes:
1 mandioca 650 g
1 lata de leite de coco
Miolo de camarão (convém de tamanho razoável)
2 cebolas
3 dentes de alho
1 folha de louro
coentros
polpa de tomate (3 colheres de sopa)  
Azeite (dada a hora a que comecei a cozinhar já não tive tempo de ir comprar azeite-de-dendê ou óleo de palma, que aconselho a usar)
1/2 limão
sal
2 Bird's eye (malaguetas minúsculas mas muito picantes.
Nunca tinha cozinhado mandioca e, afinal, é muito mais fácil do que eu imaginava.
Então vamos lá:
Faca bem afiada e toca a descascar a mandioca, que depois é partida em pedaços. Uma cebola grande cortada em quartos e requartos. Tacho, água, sal, folha de louro, a mandioca e a cebola lá para dentro. Deixar cozer bem até a mandioca começar a desfazer-se. Retira-se a folha de louro e junta-se então o leite de coco. Recorre-se à varinha mágica para obter um creme espesso. 
Numa frigideira deita-se o azeite, os camarões, que ficaram previamente a marinar em limão, as bird's eye desfeitas. Deixam-se os camarões ganharem cor e junta-se-lhes a outra cebola e os 3 dentes de alho (tudo bem picadinho). Quando a cebola estiver no ponto acrescenta-se o preparado de mandioca, a polpa de tomate e os coentros. Deixa-se levantar fervura, rectificam-se os temperos e já está!
Acompanha-se com arroz branco.

1 comentário: