Vejo agora que já não vinha por aqui fazia bastante tempo.
Hoje, ou melhor, ontem deu-me para aqui (pois comprei a maior parte dos ingredientes de véspera).
Andava para experimentar o famoso cozido de grão alentejano e foi desta, mas dá um bocado de trabalho.
A sócia encarregou-se de cozer o grão e eu fiz o resto seguindo as indicações deste site que considero excelente: https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/
Então, quanto a carnes abasteci-me de entremeada (cortada grossa), duas patas de frango com peito (grandes), uma orelha de porco, um chouriço de carne e uma farinheira.
Uma cebola, dois dentes de alho, duas cenouras, 250 g de feijão verde, três batatas, uma folha de louro e hortelã-pimenta. Além do grão, como é evidente.
A orelha e a entremeada foram a cozer durante 45 minutos em água com sal, folha de louro e folhas de hortelã. O frango entrou a meio da cozedura e os enchidos quando faltava um quarto de hora (atenção, a farinheira cozinha muito depressa e depois pode ficar mole).
Entretanto, um fio de azeite no tacho, a cebola, o alho e a cenoura, depois o feijão verde e, por fim, a batata. Tudo regado com as águas de cozer as carnes e o grão.
Depois foi juntar o grão e as carnes, envolver bem e rectificar temperos de sal, pimenta preta moída na altura e cominhos.
Ficou assim: