05/04/13

Panna Cotta

Além do Californication, do True Blood, do No Reservations e do Bizarre Foods – já para não falar de todas as transmissões televisivas em que joga o maior clube do Mundo e arredores... o FCP, está bem de ver! –, o Masterchef Australia é dos pouco programas que me faz ficar colado à televisão.
As provas da caixa mistério, da invenção e as MasterClass são as minhas preferidas.
Assim sendo, fiquei logo a salivar e, ao mesmo tempo, bastante intrigado com uma Panna Cotta que prepararam num dos últimos programas.
Panna Cotta é coisa que faço com alguma regularidade cá na Pensão Estrelinha e sigo sempre receitas italianas, pelo que o resultado é sempre Bom.
Mas esta deixou-me deveras boquiaberto (fecha a boca para não sair asneira, nem entrar mosca!): 1.º não disseram as quantidades (mas isso qualquer aprendiz de feiticeiro ultrapassa); 2.º começa tudo por uma base de caramelo!!! 3.º é feita numa frigideira anti-aderente, quando eu faço num tacho. Nem sequer encontrei receita semelhante pela santa Internet.
Ora, cá o caramelo nunca tinha feito caramelo. Portanto, nada melhor do que experimentar! E não é que saiu bem?! Pelo menos encheu a casa de um aroma inebriante.
Agora, não sei se vos diga, se vos conte, se guarde o segredo só para mim ou se o escarrapache aqui por este espaço virtual.
O melhor mesmo é contar como fiz e propor-vos que experimentem.
A primeira coisa, é preparar tudo antes de começar: abrir a vagem de baunilha ao meio e raspar bem o conteúdo e reservar (como dizem os entendidos), abrir dois pacotes de natas, ter o leite à mão, derreter as folhas de gelatina.
E foi assim: açúcar branco e água para a frigideira – aí a minha sócia alertou logo: «Tu tem cuidado, que caramelo não é brincadeira!» Cuidado, acho que não é preciso, o que faz falta mesmo é muita paciência para estar sempre a mexer e remexer até que aquela rexuminga se transforme em caramelo (lume brando, para evitar desastres); assim que o caramelo apareceu, toca de botar as natas, a baunilha e não parar de mexer até voltar a levantar fervura. Chega então a altura de juntar o leite (metade da quantidade das natas) um pouco de açúcar e a gelatina. Continuar a mexer até que a gelatina desapareça por completo.
Está pronta a Panna Cotta! Verter o preparado para formas previamente molhadas e levar ao congelador 10 a 15 minutos para um rápido arrefecimento. Depois passar para o frigorífico. Desenformar e servir acompanhado de mirtilos e folha de hortelã.

     

Sem comentários:

Enviar um comentário