Sexta-feira, pelas sete da tarde, hora de ir ao supermercado.
À sócia da Pensão Estrelinha apetecia-lhe uma massada de peixe... mas, peixe a sério, é coisa que só se compra na Banca da Bela, lá para as bandas de Alvalade... Inda por cima a tais desoras!
Toca de ir rapidinho ao Pingo Doce do Arco do Cego e sacar dos congelados o mais parecido com um polvo que por lá se encontrava.
Chegado a casa: polvo a descongelar, mais tirar o bico de papagaio, caso contrário fica duro e sabe mal. Panela de pressão com ele, mais os feitiços que me ensinaram para o deixar macio... que não conto, pois que são meus. Só digo que há que afugentar o polvo!
Cebola bem picadinha, mais alho picado tal qual a cebola, umas rodelas de chouriço, dois tomates maduros, devidamente pelados e picados, aos quais acrescentei um pacote de polpa de tomate, mais umas quantas tiras de pimento vermelho e, por fim, com autorização da Joana, duas malaguetas bird eye. Foi tudo para o meu tacho preferido a ganhar sabores e aromas.
Polvo na panela, ingredientes a suarem (as tiras de pimento foram as últimas a entrar na sauna).
Foi trabalho de sincronia, pois precisava da água de cozer o polvo para com esta cozer as massas de cotovelo.
Refogada a cebola e demais acompanhantes, juntei-lhes uns camarões. Piquei coentros e casei-os com umas quantas folhas de hortelã e foram para o tacho.
Chegada a hora, copo de vinho branco e caldo de peixe para a cebola e seus amigos; mais água do polvo e boa pitada de sal. Quando já tudo fervilhava, toca de deitar as massas.
Enquanto isto, cortei o polvo em pedacinhos, que acabaram por se juntar ao festim faltavam 4 minutos para o final da cerimónia.
Lista de ingredientes, para 4:
1 kg de polvo
8 camarões grandes
2 cebolas
2 dentes de alho
1 copo de vinho branco
Azeite para cobrir o fundo do tacho
2 Tomates
1 pacote de polpa de tomate
Folhas de Hortelã
2 Malaguetas pequenas
1/2 Pimento vermelho, em tiras grossas
1 Raminho de coentros
Folhas de hortelã
4 a 5 rodelas de bom chouriço, picadas
Sal q.b.
Caldo de peixe
Imaginação e diversão
Sem comentários:
Enviar um comentário