28/04/19

Frango com limão e natas

O título da receita deveria ser antes: «Frango trabalhoso», pois deu demasiado trabalho a confeccionar e tempo ao lume para o meu gosto... mas valeu a pena!
A receita não é minha, e sim de um Blogger que sigo, sempre para aprender muita coisa da arte dos tachos e das panelas (https://outrascomidas.blogspot.com/).
Sábado à tarde, visita ao talho do Vasco para comprar um frango do campo, meio pão de Mafra, cozido a lenha à moda antiga e um queijinho de Nisa.
A ideia era fazer o frango corado, já devidamente cortado em pedaços bastante pequenos, mas, depois de consultar várias receitas, achei-as todas muito descoradas.
Encontrei então aquela receita que me pareceu a melhor solução. 
Surpresa inicial: o frango começa por ser cozinhado sem com mais nada!!! 
No original, recomenda-se um wok (que já tive, mas já não tenho) ou uma frigideira grande. Ora, como o frango (1,5 kg) não cabia na frigideira maior que temos cá na Pensão Estrelinha, achei por mim que ficaria bem acondicionado no meu tacho de ferro (https://www.lecreuset.pt/). E ficou, e largou gordura e cozinhou-se nos seus próprios untos durante uma boa meia hora, sempre a virar e a revirar para não pegar ao fundo do tacho que dá muito trabalho a lavar. 
Quando começou a ganhar aquele tom tostado, apaguei o lume e fui a correr ao Pingo Doce (https://www.pingodoce.pt/) comprar os ingredientes que me faltavam: coentros, cogumelos Portobello e natas (sem glúten, por imperativo de uma das residentes da Pensão Estrelinha). De caminho, uma garrafa com um veado (https://www.vivino.com/canto-x-monte-da-contenda-tinto/w/3809313?year=2014) riu-se para mim e entrou para o cesto das compras a fim acompanhar o frango.
Regressado a casa, espremi o sumo a 3 limões e piquei bem picados outros tantos dentes de alho que foram dar banho ao frango, mais respectivos temperos de sal e pimenta. Lume brando e toca de deixar o frango saborear a limonada durante cerca de 15 minutos.
Foi a vez de cortar a limonada com dois pacotes de natas e os cogumelos. De novo lume brando, deixar levantar fervura e acrescentar uns coentros grosseiramente picados. Nos entrementes, liguei o forno a 220° C. Depois mudei o frango do tacho para uma travessa e levei ao forno durante mais cerca de 20 minutos, até ganhar um bronzeado que me agradou.
Acompanhámos com esparguete e espinafres salteados em azeite e alho.
Resultado final: muito bom!

Peço desculpa pela fotografia, que não faz jus ao frango.



Sem comentários:

Enviar um comentário