Deixemos então passar as gôndolas e calarem-se os violinos e passemos àquilo que realmente interessa.
Primeiro que tudo, uma boa dose de paciência, pois sem ela o risotto nunca pode sair bem. Segundo um bom vinho branco, indispensável para banhar o risotto e para depois o saborear. Hoje a escolha recaiu num Paulo Laureano Clássico de 2009.
Feitas as apresentações, segue-se a preparação (que cá em casa exige sempre a participação da minha mulher, porque não tenho a tal dose de paciência para estar sempre a vigiar/mexer o risotto e a ver quando se encontra à beira da desidratação...)
Começamos por picar uma cebola bem picadinha, deitamos um generoso fio de azeite num tacho antiaderente (também podemos optar por manteiga, mas o azeite empresta aquele gostinho especial). Deixamos a cebola e o azeite volupiarem até que ela o faça chorar e ele a faça perder a cor. Depois de bem suados, juntamos o risotto (1 copo de 20 cl cheio a 2/3), mas o «ménage à trois» dura apenas 2 ou 3 minutos, pois a seguir passa-se a uma verdadeira orgia com o acrescento de um copo (20 cl) de vinho branco. Entra então em acção a minha mulher para vigiar/mexer o risotto e ir juntando água (bem quente e enquanto não tenho tempo/paciência para confeccionar um caldo de marisco, que é o ideal). Quando o risotto está quase no ponto, juntamos os camarões (350 g para duas pessoas), os temperos de flor-de-sal, noz-moscada (apenas uma pitadinha), salsa bem picadinha e pimenta-preta moída na altura. Também não podem faltar 2 colheres de sopa de natas e 4 colheres de sopa de Parmesão. Deixa-se apurar mais 2 ou 3 minutos e está pronto.
Entretanto, faz-se uma cama de rúcola em cada um dos pratos para depois deitar sobre ela o risotto e acaba-se de empratar com 3 ou 4 tomates-cereja cortados ao meio.
Foi assim que chegou à mesa:
Hum...
ResponderEliminarPassei aqui lendo o que tem pra ler. E observando o que tem para observar. E Exaltando o que tem de ser Exaltado. Estou lhe desejando um Tempo de Harmonia e de muita Inspiração. Entendo ter um blogue Agradavel, muito bom e Interessante. Eu, também tenho um. Muito Simplório por sinal. E estou lhe Convidando a Visitá-lo e, mais. Se possivel Seguirmos juntos por eles. Estarei Muito Grato esperando por Você lá.
Abraços de verdade e, fique com DEUS