30/04/19

Favas

As minhas favas não têm nada de especial,... são apenas as melhores do Mundo e arredores!
Modéstia à parte, estou farto de experimentar favas guisadas em vários locais, e nenhumas chegam aos calcanhares das minhas.
E as minhas são tão fáceis de fazer!
Imprescindível é o tacho de ferro fundido Le Creuset, que anda cá pela Pensão Estrelinha desde o tempo das vacas gordas, para a confecção das mesmas.
Eu gosto mesmo é de favas, não desfavorecendo nos demais acompanhamentos (entrecosto, chouriço de carne, moura e chouriço preto).
Bom fio de azeite alentejano no fundo do tacho e toca de fazer o entrecosto suar as estopinhas até quase tostar em lume esperto. 
Juntei-lhe depois uma cebola bem picada, três dentes de alho também bem picados e mais um copo de vinho branco. Esperei que ficassem no ponto e juntei então os chouriços (todos produtos excelentes de marca branca Pingo Doce), mais dois copos de água. 
Chegou pois a vez de as favas irem para o tacho, e estas não eram congeladas, mas frescas, compradas no talho do Vasco e descascadas por mim.
Tratei então de temperar com sal e pimenta-preta moída na altura.
Não tenho por hábito ir saboreando os temperos, mas as favas parece que chupam o sal e nunca estão no ponto certo, por isso, de quando em vez, tenho mesmo de testar o sabor.
Quando as favas começaram a ficar tenrinhas, abrandei o lume e juntei-lhes uma boa pitada de coentros grosseiramente picados, mais umas quantas folhas de hortelã.
Tempo contado passado à beira do tacho: cerca de 1 hora.

Lista de ingredientes para duas pessoas que gostem mesmo de favas (mais uma refeição para o dia seguinte):

2 kg de favas
1/2 chouriço de carne (o de Ponte do Lima é o melhor!)
1/2 moura
1/2 chouriço preto da Beira Alta
Coentros
Folhas de Hortelã
Sal e pimenta-preta q.b.
Azeite
1 copo de vinho branco

Fizeram-se as favinhas acompanhar por um Arrábida Azul tinto reserva de 2016, magnífico!

E terminou o jantar com um cafézinho expresso Buondi Extreme, que à Pensão Estrelinha ainda não chegou a moda das maquinetas de cápsulas!

E aqui ficam as fotografias do preparado e do finalizado:




 



Sem comentários:

Enviar um comentário